(11) 98407-1694

O período chuvoso e a impermeabilização

Sabemos que os meses de outubro a março, são meses chuvosos e as edificações começam a sofrer com a falta de manutenção e impermeabilização.

Por motivos de falha de impermeabilização, o concreto pode ser “lavado”, e isso acaba expondo as armaduras.

Quando isso acontece, a estrutura corre sérios riscos de perder a sua capacidade de resistência aos esforços solicitantes.

É preciso tomar muito cuidado com esse tipo de patologia, justamente por ela ser uma das mais comuns e poder causar os seguintes problemas:

Corrosão das vigas e colunas devido à infiltração o que pode ocasionar prejuízo grave à edificação, pois a coluna é o que dá estrutura e sustentação ao edifício;

Desplacamentos – Consiste no movimento ocasionado pelo desprendimento de fragmentos ou placas do teto ou do piso, normalmente nas garagens dos prédios.


Goteira em carros – a infiltração pode causar, além de problemas na edificação em si, goteiras nos pisos dos subsolos, podendo atingir os carros, causando grande desconforto aos condôminos.


Dentro dos apartamentos, a umidade e infiltração podem causar MOFO, BOLOR, GOTEIRAS, danificando móveis e eletrodomésticos.
Sempre que houver exposição de armadura, como na foto abaixo, é preciso entrar em contato com um profissional para que ele possa tomar as medidas necessárias.

Por este motivo, neste período de outubro a março, as empresas de impermeabilização são bastante procuradas para a execução do serviço de reforma predial.

Entretanto, a GMP indica a realização destes serviços, após a passagem do período de chuva, por alguns motivos:

– A primeira etapa do processo é a de demolição do pavimento, remoção do piso, jardins, contra piso, proteção mecânica e manta asfáltica até atingir a laje, tanto na cobertura, quanto no andar térreo. Sendo assim, a cobertura e o andar diretamente abaixo dela, assim como o térreo e o andar diretamente abaixo dele, o 1ºsubsolo, ficam completamente desprotegidos.

– Algumas etapas da impermeabilização, dependem da secagem, para dar continuidade ao serviço e, com o tempo chuvoso, a finalização do trabalho poderá ser bem mais lenta.

Por estes motivos, a GMP está sempre à disposição para fazer uma checagem geral no seu edifício e reparar qualquer problema que seja encontrado, tudo dentro das normas ABNT, para garantir a segurança e perfeição no serviço executado.

Visite nosso site https://gmppredial.com.br/ e confira todos os nossos serviços disponíveis!

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.