(11) 98407-1694

Impermeabilização, reforma predial e paisagismo

Bem sabemos que a especialidade da GMP é a reforma predial e a impermeabilização e sempre daremos dicas sobre estes assuntos tão importantes na manutenção e valorização dos condomínios.

Mas gostaríamos também de diversificar os tópicos abordados aqui no blog, para que nossas dicas possam colaborar na manutenção, preservação e valorização da sua edificação.

Iniciemos com uma explicação mais detalhada sobre uma das atuações que é carro chefe da GMP, a impermeabilização. Antes de fazê-la e obter um resultado de excelência, é preciso ter um planejamento anterior, que perpassa por avaliações com profissionais como: engenheiros(as), arquitetos(as), paisagistas, entre outros(as).

Além do mais, há o fator avaliação de custos como uma variável a ser considerada por se tratar de uma obra de grande valor/porte, dado que é preciso colocar na balança a ação que mais trará benefícios com a reforma e como consequência, para o bem estar para dos(as) moradores(as). Abaixo descritas as etapas a serem cumpridas antes de iniciar a acabamento.Veja o passo a passo da impermeabilização:

(i) Demolição

Demolição e remoção de revestimentos, proteção mecânica e impermeabilização anterior (caso exista) e a retirada dos rodapés.

(ii) Preparação da superfície

A segunda etapa é a preparação da superfície. Ela deve estar limpa, sem pó, areia, resíduos de óleo, graxa etc., e com caimento em direção aos pontos de escoamento de água de no mínimo 1%, preparado com argamassa de cimento e areia média traço 1:3, além de acabamento desempenado, execução de meias-canas, regularização dos rodapés, na área dos ralos, será executada uma depressão de 1cm de profundidade com área equivalente ao ralo existente.

(iii) Imprimação

Imprimação consiste na aplicação de material asfáltico sobre a superfície da base concluída, antes da execução do revestimento asfáltico, objetivando conferir coesão superficial, impermeabilização e permitir condições de aderência entre esta e o revestimento a ser executado. A imprimação deve ser aplicada em uma vez, em toda a superfície que receberá o impermeabilizante. Sua aplicação deve ser bem-feita também, pois é ela quem vai aderir o impermeabilizante na superfície. A aplicação do produto deve ser feita de uma forma que garanta uma melhor distribuição em toda a área, que deve estar bem limpa e regularizada. Qualquer falha como falta de material ou excesso, devem ser corrigidos imediatamente.

(iv) Impermeabilização

Após a demolição, preparação da superfície e imprimação, chegou a hora de fazer a impermeabilização da superfície.

Sobre o substrato, será aplicada uma demão de solução de “primer”, consumo entre 0,5 a 0,7l/m². É sempre necessário aguardar a completa secagem do produto por até 24 horas (este tempo pode variar conforme as condições do clima), de acordo com a NBR. 9686 da ABNT.

Após a sua secagem, é assentada a manta asfáltica (mono ou dupla camada), conforme norma NBR 9952/98 da ABNT. Para uma perfeita vedação, nas emendas das mantas, haverá sobreposição de 10 cm recebendo bi-selamento ou reforço com asfalto.

(v) Teste de Estanqueidade

Este teste é fundamental, para verificar a existência ou não de vazamentos, após a impermeabilização. É aplicada uma lâmina d’água por até 72 horas, comprovando a eficiência no processo de impermeabilização.

(vi) Camada Separadora

Para evitar que os esforços de dilatação e contração da argamassa prejudiquem a impermeabilização, aplicamos, entre a manta asfáltica e a proteção mecânica, o filme de polietileno de 10 micra de espessura como camada separadora.

(vii) Proteção Mecânica

Para finalizar o processo, será executada uma argamassa de proteção, sobre a camada separadora, composta de cimento e areia traço (1:4), sarrafeada, com espessura mínima de 1 a 2 cm.

Como vocês podem ver, são etapas minuciosas e trabalhosas, para que o resultado seja perfeito.

O retrofit se apresenta como uma técnica que visa gerar transformações locais e modernas, sem fazer com que o espaço perca sua essência inicial. Alguns exemplos de ações são introduções de elevadores para melhor acessibilidade, repaginação de fachadas, exploração das luzes naturais no espaço e dessa forma gerando não só uma economia e responsabilidade com o uso da eletricidade, mas também criando um ambiente mais aconchegante para as pessoas; há ainda um trabalho dedicado aos pisos, esses que possuem os mais variados tipos, texturas, funções e visuais: (pedras ornamentais, Goiás, Miracema, pedra São Tomé), concreto polido, porcelanato antiderrapante de alto fluxo, entre outros. E são uma parte importante a ser cuidada, afinal, fazem parte do caminho ao qual os percursos diários são feitos, portanto a estética e conservação de tais, faz-se fundamental.  

Paisagismo

Neste blog também falaremos sobre o paisagismo e seus desdobramentos áreas térreas de um prédio, áreas comuns ou mesmo a entrada de um condomínio, afinal são aspectos que envolvem o cartão postal do imóvel. Este trabalho conta, assim como a impermeabilização, com o apoio e interação de diferentes profissionais, como arquitetos(as), engenheiros(as), paisagistas, etc; além de conversar com a técnica de retrofit mencionada anteriormente, por exemplo: pensemos em um espelho d’água:

Traz um ar de modernidade para o espaço, além de ser visualmente bonito. É uma das ações paisagistas que seu condomínio pode estudar e avaliar como aplicável. Consiste em uma superfície contínua de água, exposta ao ar livre, como uma piscina rasa de água, de aproximadamente 20 a 60 cm de profundidade.

Este é um recurso arquitetônico que pode ser utilizado tanto com a função de refletir o entorno ou o edifício onde está, como um elemento decorativo, ou também como barreira de acesso.

Há também a possibilidade de explorar a alocação de jardineiras, que podem ser estrategicamente colocadas, e que valorizam, de certo, o imóvel, causando um impacto visual positivo. Por exemplo as de “tento”, que são estruturas horizontais ou verticais, feitas em pedra, normalmente seguindo o padrão do piso, por isso também é importante um pré trabalho de preparo do espaço, com a impermeabilização, por exemplo, assim, é possível garantir maior economia nos gastos, além de trazer um visual moderno em comparação com as antigas “muretas” . Veja o exemplo delas nas imagens abaixo:

Existem mil possibilidades: faça seu condomínio florescer. Explore o retrofit e o paisagismo em áreas de lazer como piscinas, quadras, afins, assim é possível acrescentar um aspecto de moderno, bem como utilizar técnicas confiáveis para uma melhor conservação da reforma. 

A GMP está sempre à disposição, com o melhor trabalho e toda a dedicação, para que seu imóvel esteja sempre bem cuidado e cada dia mais valorizado.

Consulte-nos para mais informações.

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.