(11) 98407-1694

Água: sua relação com infiltrações e os prejuízos envolvidos

Tudo em excesso não faz bem, não é mesmo? Com água não é diferente. 

Apesar de ser um recurso extremamente necessário para nossas vidas, quando se trata de construções, reformas e similares, a água pode ser um ponto de atenção.

Os principais prejuízos causados pela água são:

Fissuras
Rachaduras
Insalubridade
Exposição de ferragens
Bolor causado pela umidade
Em um condomínio, tanto as superfícies verticais – cortinas dos subsolos -, como as superfícies horizontais – térreo e áreas comuns do condomínio e cobertura – sofrem com a ação da água, especialmente água das chuvas e lençol freático.

No topo das reclamações, bolor e infiltração são as principais queixas dos condôminos. Mas vale explicar a diferença entre esses problemas:

O bolor é causado por conta da umidade que atinge paredes e pisos, já a infiltração deriva de uma fissura ou rachadura.

O bolor, quando não tratado, pode gerar uma fissura na estrutura e por consequência gerar pontos de infiltração.

Já as rachaduras e fissuras, podem ser causadas pela própria ação natural da chuva, pelo desgaste causado pela idade do imóvel ou pelo movimento natural das estruturas.

Outro ponto são aspectos relacionados aos rebocos, revestimentos inadequados ou mal instalados, canaletas sem adequação correta de direcionamento de água, entre outros, fazem emergir problemas estruturais, decorrentes de infiltrações. 

Um dos tipos de infiltrações que podem ocorrer é a “infiltração ou umidade por pressão negativa”, em geral ocasionada por absorver a água de forma vertical – quando a água vem de fora e tenta adentrar nas paredes.

A infiltração do subsolo, por exemplo, pode afetar significativamente a cortina das garagens (paredes), exigindo tratamento específico, geralmente feito com uso de drenos e polímeros.

E quando o assunto são as estruturas horizontais, o ponto de atenção é a qualidade da impermeabilização do solo e a vida útil do tratamento.

Em geral, uma impermeabilização de solo bem feita, com o uso de manta asfáltica, dura até 20 anos, passado esse período é de extrema importância que ela seja refeita, evitando prejuízos ao condomínio e aos condôminos, como infiltrações em áreas comuns e até nas unidades.

A manta asfáltica é a principal alternativa para as áreas comuns e cobertura, apesar de seu alto valor de investimento, esse sistema se apresenta como o melhor custo benefício, por ser um serviço que garante eficácia e durabilidade, principalmente se comparado às ações paliativas, como emendas de manta e injeção de poliuretano para reduzir os danos causados pela ação das chuvas.

A substituição da manta asfáltica é de extrema importância, por assegurar resistência mecânica, feita com materiais adequados e que objetivam evitar com que água ganhe espaço nas estruturas do local/ambiente em que é aplicado. 

As piscinas de alvenaria também devem utilizar esse sistema de impermeabilização, uma vez que é o mais seguro para o grande volume de água, evitando assim futuros problemas de infiltração e bolor em outras áreas do condomínio, como garagens (quando a piscina está no térreo) e unidades de condôminos, no caso dos condomínios com área de lazer na cobertura.

E como diz o ditado: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!

Sem dúvidas, um ambiente aconchegante e seguro faz bem para qualquer pessoa, e a GMP Predial se dispõe a proporcionar uma alta qualidade de serviço, justamente mirando em gerar tais sensações para nossos(as) clientes. 

Conte com a GMP para a impermeabilização e manutenção da sua construção.

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.