A profissão de administrador/síndico é muitas vezes mal compreendida e o papel do administrador nem sempre é claro.
Um síndico profissional é uma pessoa que foi nomeada por uma assembleia dos moradores, para agir em nome de outra pessoa ou organização na qualidade de beneficiário ou proprietário. Eles são responsáveis pela gestão da propriedade, investimento de fundos, arrecadação de receitas e pagamento de despesas.
A profissão tem crescido nos últimos anos com uma maior conscientização sobre a importância da tutela. A necessidade de síndicos profissionais continuará a crescer à medida que as pessoas estão se tornando mais conscientes da importância de ter alguém cuidando delas quando elas não são capazes de fazê-lo sozinhas.
A administração de um edifício ou condomínio, atualmente se equipara a de uma pequena empresa. São muitos os cuidados que devem ser tomados para que a gestão esteja sempre dentro da lei, sem muita dor de cabeça.
O síndico precisa ter conhecimento do código civil, das leis trabalhistas, além de interesse e facilidade nas áreas de contabilidade, administrativa e do direito são importantes para um bom exercício do cargo.
Há também vários outros tipos de habilidades que ajudam a ser um bom síndico: saber ouvir as reclamações dos condôminos, ser político, humilde, bom comunicador. E, principalmente, ser um bom líder.
O síndico tanto pode ser morador do condomínio, quanto exercer a profissão, que é regulamentada, em outros imóveis, e tem sido bastante comum.
Eles trabalham ao lado de gerentes de construção, empresas de reforma e impermeabilização, proprietários e inquilinos para garantir que os edifícios sejam bem mantidos e com o intuito de sempre valorizar seu condomínio.
ATRIBUIÇÕES LEGAIS DO SÍNDICO
convocar a assembleia dos condôminos;
representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;
cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;
diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;
realizar o seguro da edificação.
Estar na posição de síndico requer organização, paciência, equilíbrio e conhecimentos técnicos.
Uma boa gestão do síndico, certamente valorizará o seu condomínio e quem sai ganhando, é você!
Visite nosso site https://gmppredial.com.br/ e confira todos os nossos serviços disponíveis!